COMES & BEBES FIT

A papinha toda feita: menu para um piquenique

nanci baptista

NANCI BAPTISTA
Nutricionista
nancibaptista@gmail.com

 

Se o São Pedro permitir, estamos todos com muita vontade de começar a aproveitar uns raios de sol e a combinar uns programas ao ar livre. É possível organizar um piquenique no Choupal – e com ideias saudáveis para trincar!

Para começar, uma alternativa aos horríveis patés, uma sugestão de eleição chamada húmus. Típico da cultura árabe, é uma pasta de grão-de-bico que fica muito cremosa e é fácil de fazer. Para acompanhar o húmus, preparem palitos de cenoura, usem tomate cherry – e, vá, algumas mini tostas.

Juntem 1 lata de grão-de-bico, sumo de 1 limão, 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de azeite, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de cominhos, 2 colheres de água, 2 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo) e triturem tudo. Nem sequer precisa de ser na liquidificadora ou robot de cozinha, podem contar com a preciosa ajuda da varinha mágica.

O tahini conseguem comprar já feito (encontram em hipermercados ou supermercados biológicos), ou com tempo é fácil de fazer em casa. Basta alourar as sementes de sésamo numa frigideira, e triturar com água até ficar com consistência de uma pasta.

O calor também abre o apetite para uma salada fria – que rende bastante e pode ficar quase pronta na véspera do piquenique. A sugestão é uma salada de cuscuz com frango desfiado e legumes a gosto, para colorir.

Para prepararem o cuscuz, espalhem os grãos em cru num prato e adicionem água fervida até cobrir, esperem 2-3 minutos e mexam com um garfo até ficar com uma consistência homogénea.

Antes de sair de casa, basta temperar a salada com um fio de azeite, uma pitada de sal e pimenta preta.

Para os mais pequenos, levem metades de pão (é sempre melhor não optar por pão de forma) com fiambre de aves, alface e uma rodela de tomate, umas mini taças de gelatina e umas mini espetadas de fruta porque tudo o que vemos em miniatura é bem mais divertido e apelativo!

Onde não exagerar? Cuidado com as bebidas alcoólicas fresquinhas e os snacks com gordura! Tenham atenção à quantidade de minis e pacotes de batatas fritas que levam, mesmo que sejam “feitas no forno” ou “fritas em azeite”.

Porque não preparar água aromatizada com rodelas de limão e folhas de manjericão, chá frio ou uma limonada bem fresquinha? E em vez dos fritos, levem uns pacotes da moda de fruta seca, mistura de nozes, amêndoas e avelãs, alguns amendoins e cajus para ir picando.

Um cesto de piquenique bem catita (há uns bem giros à venda na loja Tiger, no Alma Shopping), uma toalha grande aos quadrados et voilá!

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.