COOLTURA

Bons pretextos para ir à Torre de Anto

Conhecem a Torre de Anto? Já lá entraram, desde que passou a acolher o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, em 2015? Ficam aqui com uma boa razão para o fazer: nesta torre de origem medieval, onde viveu o poeta António Nobre, está a decorrer a I.ª Mostra da Guitarra de Coimbra.

Organizada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em colaboração com a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC), esta iniciativa dedicada à guitarra de Coimbra pretende apoiar e acarinhar um conjunto de jovens executantes, estudantes do cordofone, permitindo-lhes, simultaneamente, alguma visibilidade pública.

Em cada sessão, com uma duração aproximada de 30 minutos, serão executadas várias peças para guitarra de Coimbra, seguidas de uma conversa informal sobre o ensino, técnicas de execução, repertório e o futuro do instrumento, ligado especialmente à academia.

A estreia realizou-se em Fevereiro, com um grupo composto por Ricardo Silva e José Figueiredo (nas guitarras de Coimbra), Tiago José e João Teixeira (na viola), terminando com a guitarra de Simão Mota, acompanhado à viola pelo mestre Jorge Gomes.

Marquem na agenda as próximas datas deste ciclo de actuações: 24 de Abril, 20 de Junho, 16 de Outubro e 20 de Novembro.

Fica ainda outra sugestão: se ficaram intrigados em relação ao edifício da Torre de Anto, porque não visitarem o espaço que reúne alguns objectos do grande mestre Carlos Paredes, uma letra de uma canção original de Zeca Afonso, uma guitarra de António Portugal e ainda a letra manuscrita da Trova do Vento que Passa, de Manuel Alegre? Há quiosques multimédia, com ecrãs tácteis, que permitem explorar um grande manancial de informação, nomeadamente sobre cantores, autores de letras e de músicas, instrumentistas e fabricantes de instrumentos. Há histórias, entrevistas e música para ouvir. E a cereja no topo do bolo é poder ouvir uma playlist, sentados às janelas dos 3.º e 4.º pisos, que dispõem de vista privilegiada sobre a cidade.

 

24 ABRIL, 20 JUNHO, 16 OUTUBRO, 20 NOVEMBRO | 18H30 | I.ª MOSTRA DA GUITARRA DE COIMBRA

Torre de Anto – Rua de Sobre Ribas, Coimbra

Entrada livre

 

 

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.