PASSEIOS

Merecemos: mini-férias para comemorar o Dia do Trabalhador

Se é para descansar, que seja em grande. Com vontade de sair mas sem ser para muito longe? Temos uma proposta cinco estrelas – literalmente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, gerido pelo Grupo Visabeira, foi o primeiro hotel de cinco estrelas da região de Aveiro. Inaugurado em 2015, é composto pelo edifício do Palácio e por um edifício de arquitectura contemporânea.

O Palácio é um edifício secular de finais do século XVII e mantém a traça original, com tectos e rebocos em gesso, retratos e paisagens nas paredes. A ligação ao edifício contemporâneo é feita através de uma imponente escada metálica em espiral que associa os dois espaços. Este edifício moderno tem uma vista privilegiada sobre o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro.

Cada um dos três pisos do hotel celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre, desde a modelagem, passando pelas peças em branco e finalmente pelas peças decoradas manualmente. (Grupo Visabeira)

Todos os espaços foram minuciosamente decorados com mobiliário nacional desenhado em exclusivo para o hotel e enriquecidos com a instalação de peças e de desenhos murais, realizados pelos pintores da Vista Alegre.

O hotel tem cerca de 80 quartos, divididos pelo edifício centenário e pela ala moderna. O destaque vai, naturalmente, para duas deslumbrantes suites do Palácio: a Suite da Capela, que dá acesso ao varandim da Capela Mor, e a Suite do Postigo, que se desenvolve em três níveis e permite o contacto visual com o Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha de França. Cada quarto e cada sala possuem um nome associado à história do antigo lugar da Vista Alegre, uma maneira de marcar a sua personalidade e de acentuar o seu encanto, inserindo-os com identidade própria neste inconfundível hotel de charme.

Se o tempo estiver bom, a piscina exterior é mais do que convidativa a banhos e os jardins, incluindo o jardim histórico protegido, pertencente ao Palácio, são locais ideiais para passeios, leituras e convívio. Se for caso de ficar pelo interior, podem utilizar a piscina interior, a sauna, banho turco e jacuzzi ou visitar a Capela e o Museu Vista Alegre (que têm entradas gratuitas para hóspedes).

Aliás, um dos grandes atractivos deste hotel é que associa a experiência hoteleira com o diverso património histórico da própria Vista Alegre. Aqui é possível participar em workshops de cerâmica, oficinas de pintura ou olaria, visitar a Loja da Fábrica e as lojas Vista Alegre, Outlet e Bordallo Pinheiro.

O orçamento não permite a experiência no hotel? O que importa mesmo é ir, nem que seja por um dia. A cidade de Aveiro fica a 40 minutos de carro de Coimbra e é uma escapadinha simpática, mesmo aqui ao lado. Façam umas buscas, vejam um ou outro restaurante para almoçar, optem por um passeio pela Ria ou à beira-mar na Costa Nova, experimentem uma das famosas tripas.

O mais importante é sair, explorar, conhecer.

 

MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL

Lugar da Vista Alegre, Ílhavo

Contactos: 234 241 630 ou montebelovistaalegre@montebelohotels.com

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.