COMES & BEBES

A que chinês vos leva um amigo chinês?

Lançámos o desafio ao Jacky Lee, 24 anos, natural de Macau e a residir em Portugal desde os 17. Leva-nos ao teu restaurante chinês favorito em Coimbra. 
.
Não precisou de pensar muito. O Jacky levou-nos ao Restaurante Chinês Fu-Hua, no Vale das Flores, mesmo junto à rotunda que separa o Coimbra Shopping e o Leroy Merlin, na Rua Câmara Pestana. Está em funcionamento há 24 anos, é possivelmente o mais antigo da cidade e também o mais tradicional. O que gosto mais é mesmo a atmosfera, até passam música chinesa, canções conhecidas, dá para matar saudades ou lembrar memórias passadas, conta-nos o investigador e tradutor, que morou em Lisboa antes da Cidade Universitária. Em Coimbra não há tantos restaurantes chineses como lá, aqui integro mais a comida portuguesa, mas sempre que sei de um restaurante novo costumo ir com amigos, continua, enquanto começamos a explorar o menu. A escolha recaiu sobre o Crepe Chinês, um Chau-Min de Legumes e Gambas com Cogumelos Chineses e Bambu. Para beber: Chá de Jasmim – apesar de não constar no menu.
.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Há escolhas para todos os gostos no cardápio. Várias sopas, como a Van Tan, muito comum na China. Também há várias escolhas de saladas e combinados de legumes ou omeletes, arrozes e noodles/massas de arroz. Quem quiser carne tem duas boas mãos cheias de pratos para cada animal: Galinha, Porco, Vaca e Pato. De resto há Lulas, Mariscos e alguns Pratos Especiais como a Galinha em Prato de Ferro ou o Cesto de Marisco. Os preços ficam entre os 5€ e os 11€.

Xu Huanli é a funcionária mais antiga do restaurante, está em Portugal há 17 anos (apesar de parecer demasiado jovem, mas como todas as mulheres chinesas não conseguimos detectar a idade dela, só sabemos que parece muito jovem). Ela conta-nos que agora têm muita clientela, sobretudo portuguesa. Os chineses não vêm muito, talvez porque alguns já trabalham em restaurantes chineses e estão fartos, e os estudantes não têm dinheiro, diz. Mas na opinião de Huanli, a decoração faz a diferença. Os portugueses sentem mais que estão na China, sentem-se perto da cultura por temos esta decoração e apresentação mais tradicional também. Nós somos dos mais antigos, agora abrem novos mas não são assim, remata. Jacky admite que em Portugal a comida chinesa é adaptada ao gosto dos portugueses. O sabor não é o original, é mais forte, mas este por exemplo já está muito próximo, diz-nos antes da última garfada.

É hora de escolher a sobremesa. Mesmo sabendo que os chineses não são conhecidos pela doçaria. No menu há muita coisa, mas pouca é chinesa. Líchias (de lata), Barco Chinês, Creme de leite ou Banana Fa-Si? Optámos pela última. Desconfiámos, até porque o nosso convidado nem sequer conhecia a receita (não há comida chinesa, há comidas chinesas), mas acabámos completamente rendidos. Bolinhas de banana frita com molho de caramelo. De comer e chorar por mais.
.
.
RESTAURANTE FU-HUA
Aberto todos os dias 
Lote 1 Rua Camara PestanaCoimbra 

Contacto: +351 239 722 076

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.