COOLTURA

Com quantas notas se constrói um Pórtico

André Rosinha toca dia 21 no Salão Brazil e traz o primeiríssimo álbum Pórtico. Nós já ouvimos aqui e promete, aliás a nota de vários críticos de jazz é muito positiva.

Para o projecto Pórtico o contrabaixista lisboeta reuniu um grupo de jovens músicos de anteriores e regulares colaborações, que transportam quem ouve para a entrada de vários espaços exploratórios sugerido pela sua própria composição e pela sonoridade de cada um dos executantes por si. Falamos do acordionista João Barradas, o saxofonista catalão Albert Cirera, o vibrafonista Eduardo Cardinho e finalmente Bruno Pedroso na bateria.

Tendo como referências músicos com quem se cruzou, como Dave Holland, Matt Penmann, Aaron Goldberg, Bernardo Moreira e Nélson Cascais, André Rosinha apresenta aquele que diz ser um produto mais consistente e elaborada. Ele que começou a tocar baixo eléctrico de forma autodidacta aos 17, para depois estudar na escola de música Musicland em Mafra, e mais tarde, já no contrabaixo, na escola de música do Conservatório Nacional, com Manuel Rego e Miguel Leiria. Paralelamente, ingressou na Escola Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Club de Portugal e aprende com Bernardo Moreira. Hoje ensina na Oficina de jazz da mesma escola, e colabora com a orquestra de jazz do Hot Clube. Já actuou em vários festivais, nacionais e internacionais, inclusive os Encontros Internacionais de Jazz em Coimbra. Partilhou o palco com músicos como Perico Sambeat, Greg Osby, Alexi Tuomarila, Mário Laginha, Marc Miralta, Théo Ceccaldi, Abe Rábade, Jeffery Davis, Paula Oliveira, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas, Roberto Negro, Bruno Pedroso, Júlio Resende, João Moreira, Afonso Pais, André Fernandes, entre outros.

Se ainda não conhecem, é não perder mais uma noite de jazz promovida pelo Jazz Ao Centro Clube.

21 ABRIL | 22H| CONCERTO ANDRÉ ROSINHA
Salão Brazil – Largo do Poço, nº3, 1º Andar
Bilhetes: 6€

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.