COOLTURA

Passear na Alta e Baixa com a Bonifrates ou celebrar a L.I.B.E.R.D.A.D.E. com Torga?

Temos duas propostas teatrais para vocês. Estão ambas inseridas na 20ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, quase na recta final.

Para Sábado, dia 21, a proposta da companhia teatral de Coimbra Bonifrates é (Re)habitar. Passear pelas ruas da Alta e da Baixa de Coimbra e descobrir nas casas “testemunhos de vida”. Reencontrar as palavras de poetas nas casas que habitaram, nos lugares de partilha que sentiram como segunda casa. Deixar que “as casas de fora nos olhem pelas janelas” e reconstruam, através das palavras dos poetas, as ruas da rota que queremos traçar. O percurso começa na Biblioteca Joanina e segue para o Pátio das Escolas, Faculdade de Letras, Museu Machado de Castro e Sé Nova. Pela Rua da Matemática fora, alcança-se a Rua das Flores, Couraça dos Apóstolos, Santa Cruz, Café «A Brasileira», Sé Velha, Torre do Anto, Casa da Escrita e, finalmente, chega-se ao Ateneu de Coimbra. 

A inscrição prévia é obrigatória, até porque a participação no recital itinerante tem lotação limitada. Antes de se inscreverem tenham em conta que o percurso proposto é integralmente a pé e tem, aproximadamente 5 quilómetros de distância e 3 horas de duração, desde a Alta à Baixa de Coimbra e terminando de novo na Alta, no Ateneu de Coimbra. Convém usar calçado adequado.

Torga

TORGA | L.I.B.E.R.D.A.D.E. um cine-teatro em nove letras é a proposta do Teatro da Garagem, uma encomenda do Teatro Municipal de Bragança e Teatro Municipal de Vila Real, no âmbito do projeto NORTE 2020 Algures a Nordeste. Com encenação de Carlos J. Pessoa, a criação do Teatro da Garagem parte da obra de Miguel Torga para construir um espetáculo que pretende reflectir a força telúrica das palavras, a pungência das personagens e urdidura fina das histórias do poeta, tendo como cenário esse “reino maravilhoso” que é Trás-os-Montes.
.
A palavra Liberdade é o mote do espetáculo sobre o escritor que nasceu em São Martinho da Anta e morreu em Coimbra e foi um dos mais influentes autores portugueses do século XX.

A soletração de Liberdade, constitui o nexo da proposta dramatúrgica; cada letra corresponde ao início de uma outra palavra que entendemos necessária, constitutiva, do conteúdo semântico da Liberdade. 

Carlos J. Pessoa

Os textos de Miguel Torga utilizados no espetáculo são, na esmagadora maioria, ditos por crianças de Vila Real e de Bragança porque o grupo quis que as palavras do poeta encontrassem nas vozes inocentes o seu devido lugar. O discurso cénico também é especial para que cada espectador descubra a “sua” montanha, o “seu” rio, a “sua” L.I.B.E.R.D.A.D.E, o “seu” Torga. A construção do espectáculo contou com a ajuda do Dr. João Luís Sequeira, responsável pelo Espaço Torga em São Martinho da Anta.

21 ABRIL| 14H30 | (RE)HABITAR
Biblioteca Joanina, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra
Inscrições: bonifratesbilheteira@gmail.com ou pelo telefone 916 615 388

24 ABRIL | 21H30| TORGA L.I.B.E.R.D.A.D.E. 
Teatro Académico Gil Vicente – Praça da República, Coimbra
Bilhetes: Plateia – 7€, descontos (Alliance Française, Cartão FNAC, Comunidade UC, Desempregado, Estudante, Grupo = ou > 10 pax, Maiores de 65 anos, Menores de 25 anos, Ord. Engenh. Reg. Centro, Ordem Arq. Região Centro, Rede UC)
Contactos: geral@teatrodagaragem.com | +351 21 885 41 90

 

 

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.