COOLTURA PASSEIOS

Prémio Estação Imagem e Festival de Fotojornalismo pela primeira vez em Coimbra

Que Coimbra é uma cidade fotogénica, já o sabíamos, mas ficámos com os olhos a brilhar quando confirmámos que, durante 5 dias, entre 17 e 21 de Abril, a Câmara Municipal vai organizar o Festival de Fotojornalismo – um marco no calendário internacional da fotografia.

Vai ser mesmo uma loucura: a partir de 17 de Abril, a cidade vai acolher sete exposições de fotojornalistas de enorme prestígio em vários locais, bem como conferências, workshops, projecções de documentários, slideshows, e ainda um mercado do livro de fotografia. Todas as exposições ficarão patentes até final de Maio e o programa pode ser consultado aqui.

A programação do Festival corre em paralelo com o Prémio Estação Imagem – o concurso destinado ao fotojornalismo e único na Península Ibérica. Durante aqueles dias, o júri permanece em Coimbra para deliberar e apreciar as reportagens apresentadas a concurso. O ponto alto é a cerimónia de anúncio e entrega de prémios, que terá lugar no Convento São Francisco, no dia 21 de Abril.

E quem compõe o júri? Verdadeiras rockstars da fotografia:

Santiago Lyon, presidente do World Press Photo 2013 e actual director de conteúdos editoriais da Adobe, é o presidente do júri desta 9.ª edição do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM. Os outros membros são Sara Naomi Lewkowicz, fotojornalista americana reconhecida pelo seu trabalho sobre violência doméstica e famílias LGBTQ e já vencedora de dois World Press Photo, Marco Longari, fotojonalista da AFP responsável pela fotografia no continente Africano, e Tanya Habjouqa, fotógrafa documental especializada no Médio Oriente e também vencedora do World Press Photo.

Dedicado ao fotojornalismo, o Prémio Estação Imagem é um dos raros eventos que se realizam em todo o mundo focados na reportagem fotojornalística, sendo atribuído por escolha do júri entre todos os trabalhos apresentados a concurso nas diversas categorias: Notícias; Vida Quotidiana; Assuntos Contemporâneos; Ambiente; Série Retratos; e Desporto. Juntam-se ainda o Prémio Europa, este ano com o tema Geração Erasmus, a Europa em Nós, e o Prémio Noroeste Peninsular, desta vez sobre As Pontes Que Nos Unem. A par da atribuição das bolsas Estação Imagem 2018 Coimbra e Viana do Castelo, o júri escolhe ainda a Fotografia do Ano.

A Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como finalidade estudar, debater e divulgar todos os aspectos ligados à imagem, com particular incidência na fotografia. 

Criada em 2007,  é a única entidade, em Portugal, a organizar anualmente um prémio internacional de fotojornalismo – aberto à participação dos fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como aos estrangeiros aí residentes.

 

17 Abril – 31 de Maio | Festival de Fotojornalismo e Prémio Estação Imagem

Horários e locais para visitas disponíveis no programa oficial

Contactos: 919 906 172

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.