COOLTURA

Luzes, palco, poesia!

Vamos desafiá-los para um serão especial, de leituras: o declAMAR Poesia no Salão é um evento, de entrada livre, que acontece quase todos os meses, no Salão Brazil – e já vai na 14.ª edição.

A próxima sessão é no próximo dia 12 de Abril, às 22h, e o tema é Poemas dos poetas do “Gelo”, numa alusão ao mítico café do Rossio onde se reuniam os poetas surrealistas. Podem contar com leituras de poemas de Mário Cesariny, António Maria Lisboa, Pedro Oom, Hélder Macedo – só para citar alguns nomes. O encontro vai ainda merecer o acompanhamento musical do baixista Dmytro Ksheminskiy (Dima).

Se nunca foram, é isto que vos espera: o colectivo (que promove o evento) de cinco diseurs de poesia está em palco e lê cinco ou seis rondas de poemas seleccionados no âmbito do tema acordado. Assim que termina o alinhamento de leituras, o público é convidado a subir ao palco e fazer uso do microfone, para ler poesia – a sua ou a de outros. As sessões costumam ter uma duração de 1h30 e realizam-se sempre a uma quinta-feira à noite.

O grupo que promove estes encontros surgiu de uma forma mais ou menos espontânea: o Rui Amado tinha estado em Lisboa, frequentou o Povo, no Cais do Sodré, e também tinha conhecimento de um espaço no Porto, o Café Pinguim, onde se ouve poesia. Porque não criar um espaço, em Coimbra? Assim, desafiou a Olga Coval, e pouco depois juntaram-se Maísa Antunes e Júlia Zuza – estava formado o núcleo essencial que é hoje composto por cinco membros (os dois primeiros co-fundadores – Rui Amado e Olga Coval – a que se juntaram Vanda Ecm, Lurdes Telmo e Catarina Matos).

A estreia, em Outubro de 2016, contou com um pianista convidado que fez o acompanhamento musical das leituras e teve uma assistência de cerca de 100 pessoas. Desde Janeiro de 2017, costumam aparecer à volta de 25 pessoas em cada sessão que tem uma periodicidade tendencialmente mensal.

Não fiquem a pensar que a frequência do grupo está restrita a poetas ou que todos estudaram na Faculdade de Letras. Nada disso! Desde logo, o colectivo organizador dos eventos conta com dois juristas, uma gestora de loja e uma geóloga.

Quem sabe se não há, por aí, verdadeiros animais do palco? Quem já experimentou estas sessões, confessou já ter assistido a verdadeiros momentos de revelação: leituras cativantes e performances espantosas. Estão todos convidados, só precisam de afinar a voz porque, como nos disse o Rui, o microfone não morde.

 

declAMAR Poesia no Salão, com o tema “Poemas dos poetas do “Gelo”

12 de Abril | 22h | Entrada livre

Salão Brazil, Largo do Poço, 3 – 1º andar, Coimbra

 

Fotografia de Rui Pedro Salgueiro

 

 

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.