COOLTURA MIÚDOS

Cinema sem pipoca mas com música ao vivo no Salão Brazil

Durante este mês a Cineclube FILA K, associação sem fins lucrativos que trata de divulgar e desenvolver a cultura cinematográfica, assim como defender o cinema como arte e linguagem, apresenta no Salão Brazil a 4ª edição do Ciclo Formas. A organização é em parceria com o Jazz ao Centro Clube (JACC).

Ciclo Formas Fila K

O Ciclo abriu com Buster Keaton e continua com O Gabinete do Dr. Caligari (1920) de Robert Wiene, no dia 10 de Abril. O músico e compositor Luís Pedro Madeira acompanha ao vivo naquele que é um dos mais singulares da história do cinema, considerado como a grande obra do movimento expressionista alemão no Cinema. Luís Pedro Madeira é autor de várias bandas sonoras para Cinema, dança, membro dos Pensão Flor, e fez parte por exemplo, dos Belle Chase Hotel e Azembla’s Quartet.

Charlie Chaplin, Fila K

Dia 17 é a vez de Charlie Chaplin, com duas curtas-metragens do incontornável génio da comédia do cinema mudo, com João Rui e Pedro Renato, e a participação especial de Raquel Ralha.

O Ciclo Formas é um espaço de incentivo à criação de cruzamentos, diálogos entre o Cinema e as diferentes linguagens artísticas. Este ano o destaque são apresentações ao vivo no formato cine-concerto por diferentes composições musicais. O objetivo, segundo o programador Gonçalo Barros, é incentivar a criação de bandas sonoras originais interpretadas ao vivo no formato cine-concerto, e também expor a relação entre o Cinema e Música através de práticas artísticas que convidam o público a explorar de uma forma livre a relação entre imagens e sons.

 

10 e 17 Abril | O Gabinete do Dr. Caligari + Charlie Chaplin | Salão Brazil | 21h30 | Preço: 3€ – 1€ (sócios Fila K Cineclube e JACC)  | M/6

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.