COOLTURA

Um concerto de piano que é (mesmo) música para os nossos ouvidos

2018 é o ano das comemorações do Centenário de António Fragoso – o pianista e compositor considerado o compositor português do século XX.

No âmbito da programação da 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, a Associação António Fragoso revisita a obra do pianista num concerto que vai contar com a participação do Coro Misto da Universidade de Coimbra e Orquestra OPUS 21, sob a direcção de Rodrigo de Carvalho. O espectáculo terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), no dia 10 de Abril, às 21h30.

Ao ouvirmos esta interpretação da obra Prelúdio in C-dur pela pianista alemã Magdalena Haubs, ficámos a sonhar com o serão que se avizinha.

Este talento que foi considerado pelos críticos da época como um dos mais poderosos talentos da sua geração, nasceu na Pocariça (Cantanhede), em 1897. Foi logo aos 6 anos que começou a aprender a ler pautas e a tocar piano com António dos Santos Tovim, seu tio e médico em Cantanhede. A par e passo da sua vida académica, continuou sempre a aprofundar os seus estudos de piano e, aos 16 anos, publicou e deu a primeira audição da sua primeira composição – “Toadas da Minha Aldeia” – muito aplaudida pela crítica musical. Aos 21 anos, obteve o diploma do Curso Superior de Piano com 20 valores, a classificação máxima.

Geralmente os musicólogos destacam do conjunto da sua obra os “Prelúdios” e a “Petite Suite” para piano, os lieder para canto, as partituras de música de câmara e os Nocturnos, sendo o “Nocturno em Ré bemol Maior” considerada a sua peça mais emblemática do seu imenso talento como compositor.

Os herdeiros de António Fragoso constituíram, em 2009, a Associação António Fragoso que pretende deixar para as gerações vindouras todo o seu legado, musical e literário, ministrar o ensino musical por todos os meios aos seu alcance, bem como comemorar dignamente o centenário da sua morte que se assinala este ano.

 

Concerto de homenagem a António Fragoso

TAGV | 10 de Abril | 21h30

Bilhetes: €7 (normal)/ €5 (< 25, estudante, > 65, comunidade UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias)

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.