COMES & BEBES PASSEIOS

Páscoa com sabor a Arganil

Hoje, vésperas de Domingo de Páscoa, a Praça Simões Dias em Arganil enche-se de animação das 9h às 20h.

Um bom pretexto para visitar aquela que é considerada uma das mais importantes vilas do distrito de Coimbra. A Páscoa na Vila vai ter degustação e venda de produtos regionais, showcookings, animação de rua e animação infantil. Já dá para imaginar o cheirinho a sequilhos, tigeladas, chanfana, broa de batata do Piódão, cajadas, coscoréis e bucho recheado de Arganil.

Tigelada

O património gastronómico de todo o concelho é bastante rico, com algumas tradições intimamente ligadas aos antigos conventos de Vila Cova do Alva, Mosteiro de Folques, Casas Senhoriais de Pombeiro da Beira, Coja ou Sarzedo.

Também há o artesanato, como as tradicionais colheres de pau, as típicas casinhas de xisto do Piódão, as gamelas, os cestos e as canastras.

Além da festa pode sempre aproveitar para descobrir o património da vila, como a capela de São Pedro, uma edificação maciça e austera do final do século XIII que se insere na construção gótica regional de qualidade e é Monumento Nacional; o santuário do Mont’Alto que fica a 615 m de altitude (palco da célebre “Festa de Nossa Senhora do Mont’Alto” em Agosto), a capela do Senhor da Agonia, classificado como Imóvel de Interesse Público, e a Igreja da Misericórdia.

São 50 minutos de carro desde Coimbra. Encontra aqui mais informação turística sobre Arganil e toda a zona envolvente, inclusive a aldeia história de Piódão.

 

 

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.