Já foram ao café dos gatos em Coimbra?

Pet & Tea é um projecto de duas amigas, Mariana Pereira e Marcia Cardoso, que, em época de crise, resolveram criar o próprio emprego e quiseram apontar para as estrelas. Ambas gostamos de animais e já fazíamos voluntariado em associações; eu sempre quis ter uma pastelaria, mas uma pastelaria diferente, explicou-nos Mariana, gerente do espaço.

O conceito faz bastante sucesso em alguns países, um café temático cuja atracção são gatos com quem as pessoas podem brincar.  Aqui, de um lado há uma pastelaria, caiada de branco e violeta e com um menu bem recheado, não apenas de doces mas também de hambúrgueres, sumos naturais e chás. Entra-se e está-se numa pastelaria, nem sequer há gatos à vista, frisa Mariana. Mais para dentro, separadas por vidros, estão outras duas áreas: uma sala de leitura e um playground de felinos, com brinquedos confeccionados e construídos por Mariana e Marcia.

Curiosamente, ao contrário do que se calhar seria de esperar, a esmagadora maioria dos clientes da Pet & Tea são adultos e turistas. Adultos pagam 5€ e crianças 3.5€ com oferta de uma bebida e todo o tempo que quiserem para ver e/ou interagir com os bichanos. Pelo menos, enquanto a sala não estiver com a lotação máxima de 10 pessoas esgotada. Costumam ter gatos bebés, mas são rapidamente adoptados.

As receitas servem para pagar as despesas dos animais e o restante vai para o Canil Municipal, a Sourepatas, a Agir pelos Animais e a 2mãos4patas. Também são aceites doações, em dinheiro ou géneros, que são reencaminhadas para as associações.

“Se uma pessoa vai ao cinema porque não é a mesma coisa do que ver o filme em casa, eu digo que as pessoas vêm à Pet & Tea porque não é a mesma coisa do que ter um gato em casa, é uma experiência diferente. Estão ali com animais novos, que são muito sociáveis, e têm o espaço todo preparado para as brincadeiras e para relaxar.”

Mariana Pereira

Durante o ano o espaço alberga vários eventos paralelos ao negócio e agora, depois das obras de reabilitação urbana mesmo junto à loja, a esperança da gerente do Pet & Tea é que a recuperação da Baixa passe também por exemplo uma maior aposta no comércio e serviços que já existem na zona, em vez de serem construídos novos, e certos pontos fracos sejam corrigidos, como o facto de estar tudo encerrado aos domingos, ao contrário das Baixas de outras cidades.

 

PET & TEA
Rua João Cabreira, Coimbra
Horário: 9h – 20h
Tlf: 239 152 679

Artigo actualizado a 14 de Maio de 2019

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.