FIT PASSEIOS

Não é preciso atravessar o Atlântico para explorar o “Vale da Amazónia”

A Primavera chegou e, com ela, a vontade renovada de largar as mantas do sofá e fazer programas ao ar livre. Nas nossas buscas, descobrimos a Green Trekker, uma empresa de viagens de aventura que proporciona experiências de exploração de ambientes naturais, saudáveis, remotos e únicos, através da realização de caminhadas e trekkings, dentro e fora do país, durante todo o ano.

A caminhada que sugerimos para Sábado, dia 24 de Março, é acessível a todos aqueles que, mesmo não tendo grande preparação física, estão de boa saúde física e estão habituados a caminhar.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O conjunto de exploradores vai ter a oportunidade de calcorrear 11km de belos trilhos através de um conjunto natural de enorme beleza, com destaque para a passagem no fantástico “Vale da Amazónia”.

Perto da vila de Maceira (Leiria), há um vale que é localmente conhecido como “Amazónia”, devido à sua fantástica galeria ripícola e à sucessão de pequenos bosques que se desenvolvem ao longo de uma ribeira.

O percurso tem início no centro da vila de Maceira, passa por um miradouro natural sobre a região, e conduz o grupo de exploradores através de um conjunto natural de enorme beleza, com destaque para a passagem no fantástico vale da “Amazónia”. Os aventureiros vão passar por entre trilhos e estradões, pinhais e zonas de mata e ainda uma sucessão de colinas até à cascata da Senhora da Barroquinha. É preciso levar água, chapéu, roupa de chuva, calçado apropriado, farnel e uma caneca para beber o chá que será oferecido a meio do percurso, numa pausa para repor baterias. O custo por pessoa é de 10€ e é necessária inscrição.

De Norte a Sul deste nosso deslumbrante rectângulo, é possível calcorrear trilhos costeiros, mergulhar em serras e vales, espreitar baías e cascatas, rios e florestas, e até há percursos urbanos, de observação de street art. A Green Trekker tem programas para todos os que querem fazer caminhadas, desde montanhistas experientes a quem tem o desejo de se aventurar na busca do desconhecido pela primeira vez.

Cada evento pode demorar umas horas, um fim-de-semana ou ser uma expedição de alguns dias. Os percursos têm diferentes níveis de dificuldade e o calendário de aventuras pode ser consultado na agenda. O equipamento necessário, como o calçado e roupa deve adequar-se ao tipo de actividade, à duração e às condições meteorológicas previstas.

Os guias contam com muitos anos e milhares de kms de experiência de montanhismo e pedestrianismo, têm formação base de socorrismo e todas as actividades e participantes estão cobertos por seguro. A Green Trekker é uma empresa que está devidamente reconhecida como um projecto de Turismo de Natureza pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade para desenvolver atividades dentro das Áreas Protegidas e pelo Turismo de Portugal.

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.